Whatsapp (16) 98200-1357 / Escritório (16) 3797-3535
A importância da Retificação de Registro ANTES do pedido de cidadania.
Retificação de nome/datas/dados de um registro de nascimento, casamento ou óbito TEM SIDO muito exigido nos casos de organização de documentos para cidadania Europeia. Isso pois, o “consulado do país” ou tribunal julgador tem sido cada vez mais exigente na análise dos documentos dos descendentes do cidadão europeu.
Há casos em que os familiares aguardam meses, anos na “fila” ou até mesmo distribuem ação judicial no país estrangeiro para obterem a cidadania, contudo, no momento da análise da documentação, o Consulado, ou juiz (do país em questão) conclui que os dados são divergentes. Ou seja, o nome, a data e/ou local do documento estrangeiro analisado apresenta-se de forma dissemelhante aos documentos brasileiros.
Esse cenário faz com que todo o tempo de espera acabe se perdendo. Dessa forma, os familiares precisam interromper o procedimento de cidadania e recomeçar “do zero”, ou seja, devem procurar um profissional especialista, para que este analise os dados de todos da linha descendente, faça eventuais correções necessárias e, então, ingresse novamente com o ‘pedido’ de cidadania, agora, porém, com todos os documentos corrigidos e alinhados de acordo com o documento estrangeiro.
Informados sobre esse assunto, você que está com intenção de pedir cidadania italiana, portuguesa, ou outra, recomenda-se que, antes de tudo, procure um profissional especialista, o qual poderá analisar se os dados estão corretos e, no caso de divergências, prossiga com o pedido judicial ou administrativo afim de realizar as devidas correções exigidas e agilizar seu sucesso na conquista da nova cidadania